Amo Brigadeiro!!!

Oi Meninas!!

Vamos aproveitar esses dias de frio e falar de doce? Já estava com saudades das dicas de gastronomia da Chef Roberta Murcia Antoniassi.

Preparamos um post bem legal, com o doce que todas amam…Brigadeiro!!!

Mas antes da receita, a Roberta vai contar a história do Brigadeiro. Muitas pessoas não sabem mas o docinho mais desejado é brasileiro, assim como a caipirinha, o pão de queijo.

O brigadeiro, o doce, ficou conhecido mesmo em 1945, durante a campanha do brigadeiro Eduardo Gomes nas eleições presidenciais. O docinho de chocolate, até então quase anônimo, era preparado pelas eleitoras mais prendadas do políticos e servidos nas festas da campanha como sendo, “o preferido do brigadeiro”.

584

De tanto ser apresentado desse modo, o docinho, que não tinha nome, passou a ser chamado de Brigadeiro.

Diz a lenda que o docinho feito de leite condensado, chocolate, mateiga e gemas tinha outro nome: Negrinho. Teria sido inventado por uma dona de casa no Rio Grande do Sul muito loira que achou muito interessante e ezótica a cor do doce ser marronzinha.

Os Gauchos ao que me parece, não fizeram muita festa para o chocólatra Eduardo Gomes. Por isso o estado é o único que ainda chama o brigadeiro de Negrinho.

Com ou sem ovo?

As primeiras receitas de brigadeiro levavam de uma a três gemas de ovo.

A prática adotada quase que por intuição, por nossas avós, reveláva-se bastante sábia do ponto de vista culinário. A gema contém gordura, que é emulsificante, ou seja, garante aquela textura cremosa dos cremes e massas bem feitos. Ela tem ainda outra função; é coagulante, dá firmeza á massa, o que no brigadeiro ajuda a dar o ponto mais rápido.

O ovo foi parar na receita muito provavelmente por influência portuguesa, cuja doçaria não existiria sem as galinhas. Mas a subversão Lucitana de colocar ovo no brigadeiro não durou muito, e o doce resistiu como um dos poucos genuinamente brasileiros, já que a grande maioria é herança das mesas de Portugal.

(O livro do Brigadeiro)

Agora a esperada receitinha!!!!

BRIGADEIRO TRADICIONAL

INGREDIENTES QUANTIDADES
LEITE CONDENSANDO 1 LATA
CHOCOLATE EM PÓ (OU ACHOCOLATADO) 4 C. (SOPA)
MANTEIGA SEM SAL 1 C. (SOPA)
GRANULADO QUANTO BASTE

MODO DE FAZER

1-      ABRA A LATA DE LEITE CONDENSADO E DESPEJE NA PANELA;

2-      ACRESCENTE O CHOCOLATE EM PÓ, MISTURE BEM, JUNTE A MANTEIGA E LEVE AO FOGO BAIXO;

3-      MEXA SEMPRE ATÉ QUE A MASSA DESGRUDE DA PANELA;

 Modo de fazer.

1-      QUANDO ESTIVER NO PONTO (DESGRUDANDO DO FUNDO DA PANELA), RETIRE DA PANELA E TRANSFIRA PARA UM RECIPIENTE DE LOUÇA UNTADO COM MANTEIGA;

2-      DEIXE ESFRIAR, MOLDE AS BOLINHAS, PASSE-AS EM GRANULADO OU RASPA DE CHOCOLATE AO LEITE OU MEIO-AMARGO E ACOMODE-AS NAS CLÁSSICAS FORMINHAS DE PAPEL PLISSADO.

912

291

080

Como não amar Brigadeiro!!!!

Obrigada Roberta Antoniassi, adorei !!

Bj Bjsssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *